O Passatempo Online de Fotografia “Ver Fátima no Silêncio do Coração” é promovido pelo Santuário de Fátima no âmbito da celebração do Centenário das Aparições de Fátima e apresenta-se como um incentivo à criação fotográfica original, à partilha do significado de Fátima na experiência de vida cristã e a uma ampla participação nesta significativa efeméride.

Pretende-se promover a produção e partilha de fotografias capazes de comunicar olhares expressivos sobre o sentido, a vivência e a espiritualidade experimentados em Fátima e por meio da sua específica mensagem.

O passatempo desenvolve-se através da submissão das fotografias em plataforma online, de acesso público. Todas as fotografias devem estar subordinadas ao tema "Ver Fátima no Silêncio do Coração".

O convite para este olhar, que Fátima evoca, convoca-nos ao sentido mais profundo, não imediato e tantas vezes escondido do que somos, vemos, vivemos, a uma visão iluminada por Deus, desde o coração. Em Fátima, o silêncio dos Valinhos ou, ainda que paradoxalmente, o silêncio das grandes multidões, que rasga o espaço do Santuário, pode também escutar-se através da objetiva fotográfica. É esta visão que desafiamos a registar.